23 de outubro de 2007

Liturgia 24/10/07

Primeira Leitura:

Romanos 6, 12-18

XXIX SEMANA COMUM
(cor verde - ofício do dia)

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos

- Irmãos, 12que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, de modo que obedeçais aos seus apetites. 13Nem ofereçais os vossos membros ao pecado, como instrumentos do mal. Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte, para que os vossos membros sejam instrumentos do bem ao seu serviço. 14O pecado já não vos dominará, porque agora não estais mais sob a lei, e sim sob a graça. 15Então? Havemos de pecar, pelo fato de não estarmos sob a lei, mas sob a graça? De modo algum. 16Não sabeis que, quando vos ofereceis a alguém para lhe obedecer, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado para a morte, quer da obediência para a justiça? 17Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado, obedecestes de coração à regra da doutrina na qual tendes sido instruídos. 18E, libertados do pecado, vos tornastes servos da justiça. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(124/123)

REFRÃO: Nosso auxílio está no nome do Senhor.

1. Cântico das peregrinações. De Davi. Se o Senhor não tivesse estado conosco, sim, diga-o Israel, se o Senhor não tivesse estado conosco, os homens que se insurgiram contra nós ter-nos-iam então devorado vivos. Quando seu furor se desencadeou contra nós, - R.

2. as águas nos teriam submergido. Uma torrente teria passado sobre nós. Então nos teriam recoberto as ondas intumescidas. Bendito seja o Senhor, que não nos entregou como presa aos seus dentes. - R.

3. Nossa alma escapou como um pássaro, dos laços do caçador. Rompeu-se a armadilha, e nos achamos livres. Nosso socorro está no nome do Senhor, criador do céu e da terra. - R.

Evangelho:

Lucas 12, 39-48

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas

- Naquele tempo, 39Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa. 40Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem. 41Disse-lhe Pedro: Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos? 42O Senhor replicou: Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo? 43Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim, quando vier! 44Em verdade vos digo: confiar-lhe-á todos os seus bens. 45Mas, se o tal administrador imaginar consigo: Meu senhor tardará a vir, e começar a espancar os servos e as servas, e a comer e a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis. 47O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes. 48Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário